Manuscrito na gaveta

 

É A HORA QUE TODOS ESPERAVAM: EDITAL DE TEMA LIVRE!

Muitos autores funcionam bem com um tema mais fechado, contudo, a gente sabe que a maioria tem aquele manuscrito guardado na gaveta que nunca foi enviado para canto algum porque o texto não se encaixava nos temas dos editais. Foi pensando nisso que decidimos que, para este novo edital, abriremos a oportunidade não só para os textos fresquinhos que vocês acabaram de escrever, mas para aqueles que já estão até mofando no fundo da gaveta.

Então, sim, eis que temos um edital de tema LIVRE em que aceitaremos gêneros variados, então é uma ótima oportunidade para nos surpreender. 

Além disso, vale lembrar que o processo de publicação de livro é muito dinâmico e que buscamos uma pessoa autora presente e disposta a tomar decisões conosco. Em outras palavras, não buscamos só um ótimo texto, mas também uma pessoa que queira trabalhar sua obra em equipe com a gente até encontrarmos a melhor versão dela.

 

Considerações sobre a OBRA

  1. A obra completa deve ter entre 40 mil e 130 mil palavras.
  2. Os textos precisam ser ficcionais.
  3. Aceitamos o envio de textos já publicados em plataformas gratuitas ou Amazon, mas daremos prioridade a textos inéditos.
  4. Neste edital, não aceitaremos séries.
  5. Não serão aceitos: livros infantis, poesia, crônicas, não-ficção e seus subgêneros.
  6. Não aceitaremos obras que incitem preconceito (machismo, racismo, homofobia, xenofobia, discurso de ódio) ou endossem violência contra minorias e crimes hediondos.

 

Sobre o ENVIO

  1. O edital é exclusivo para autores brasileiros, independentemente de onde estejam morando agora.
  2. É preciso que a pessoa escritora tenha mais de 16 anos.
  3. O envio deve ser feito das 08h00 de 01/05/2023 às 23h59 de 31/05/2023.
  4. Cada pessoa pode participar quantas vezes quiser.
  5. Os autores devem enviar uma Proposta de Livro (Book Proposal), vide modelo disponível no formulário, e as 15 primeiras páginas do seu manuscrito. 

 

Obs: envie apenas 15 páginas do manuscrito, mesmo que isso corte uma cena ou um capítulo da sua obra. Arquivos com mais de 15 páginas serão desconsiderados (sem dó nem piedade, sem choro nem vela).

 

  1. Todos os envios serão respondidos até o fim de julho. Caso seu texto se enquadre no que estamos procurando, enviaremos a você um e-mail pedindo para que nos encaminhe a obra completa. 
  2. O envio da Book Proposal e das 15 páginas deve ser feito por meio deste formulário.

 

Objetivos do EDITAL:

  1. Este edital não é um concurso, mas, sim, uma oportunidade tanto para escritores quanto para a Editora Delphi. Assim, não nos comprometemos a escolher uma ou mais obras para publicação.
  2. Todos os termos da publicação serão definidos em contrato.
  3. A publicação não acarretará custo algum ao autor.

 

Sobre a SEGURANÇA do seu texto: 

  1. Apenas a equipe de avaliação da Delphi terá acesso ao seu texto;
  2. Todos os originais não aceitos serão excluídos após o fim da seleção;
  3. Os dados pessoais de quem se inscrever não serão compartilhados com ninguém. 

 

DICAS DE OURO:

Em conversa com nossa equipe, reunimos quatro temas que já estão um pouco saturados no mercado ou em nossos corações:

 

  1. Pandemia: uma das nossas editoras vai até chorar se tiver que ler mais um texto sobre o fim do mundo causado por um vírus.
  2. Sessão da tarde: romance clichê que se passa com adolescentes no ensino médio fora do Brasil até tem seu charme, mas somos da geração que assistia tanto à sessão da tarde que estamos saturadas.
  3. Epistolar: já lemos um e dois e três romances em formato de cartas e as editoras que vos falam talvez passem a escrever cartas de desespero uma pra outra.
  4. Space Opera: a gente até ama um Star Wars, um Star Trek, mas que tal manter a ficção científica dentro da nossa atmosfera pra variar um pouquinho? 

 

É claro que aceitaremos os textos mencionados acima caso haja interesse por parte da pessoa autora em mandá-los, pois não estará violando qualquer regra do edital. Contudo, são textos que já estão um pouco saturados seja no mercado editorial seja para as editoras que farão a seleção dos textos desta vez. 

Além disso, ressaltamos que, como editora nacional, temos um grande interesse em narrativas que se passem no Brasil 😉 

Categorias

1 comentário em “Manuscrito na gaveta”

  1. Cosimo del Rosso

    Boa tarde, Sou de nacionalidade ITALIANA, mas vivo no brasil desde 1970.
    Escrevo romances e contos exclusivamente no idioma português.
    Tenho um Romance que se encaixa perfeitamente nos requisitos aqui expostos, pergunto se pode ser aceito pela vossa comissão julgadora.
    Aguardo definições. Obrigado.

Deixe um comentário

Rolar para cima